A esquerda bem informada
A esquerda bem informada

Carolina Mello

Jornalista pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), interessada em política, feminismo, literatura e cinema. Email: [email protected]  Twitter: @mellocomdoisele
Viver com propósito

Quando amamos, não tememos, assim como o casal absorto do risco de uma rua deserta e mal iluminada. Essa falta de temor é poderosa, me lembra a aposta do artista ao grafitar muros que não são seus

Onde o neofascismo, o conservadorismo e neoliberalismo se encontram

Não é difícil localizar o bolsonarismo como uma contraofensiva à ascensão de classe das minorias identitárias a partir da implantação de políticas públicas pensadas para combater, também, desigualdades de gênero e raça

A geografia da imunização exclui quem está na periferia

É um contrassenso que trabalhadores em funções consideradas essenciais sejam as vidas menos preservadas aos riscos do coronavírus.

A pandemia é política

Em mais de um ano de pandemia, o governo tomou decisões que cobram vidas de milhares de brasileiros. A única saída para mudanças no país é por meio da política.

Boa arte, consenso e política

A leitura de instalações artísticas por parte do grande público e as possíveis reflexões provocadas pela obra “Diva”, de Juliana Notari.

Um bravo guerreiro em Sertânia

A obra-prima de Geraldo Sarno me recorda outro filme, também primoroso, de Gustavo Dahl, chamado O Bravo Guerreiro.(1969).

Raízes da violência

.

Usos do erótico na pandemia

Há décadas as feministas afirmam que “o pessoal é político”, e ter clareza de como a vida privada tem sido instrumentalizada para a manutenção de projetos de poder genocidas torna a questão do erótico uma reflexão coletiva inadiável.

Novas urgências

.

Cegueira branca

Estamos cegos porque o mundo civilizado é esclarecido demais.

Historinha

.

Azul da bandeira, chorai por nós!

Tenho chorado esses dias, um choro sem soluços nem ranger de dentes, silencioso, quase tranquilo, que brota dos olhos com a persistência de um olho d’água. Pergunto-me se não será esse o estado natural de qualquer pessoa em meio à pandemia do Covid-19.

1 2